SOBRE

O Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (Capragene) lançado em 2005 pela Embrapa Caprinos e Ovinos e parceiros, tem como objetivo principal realizar avaliações genéticas de reprodutores a partir de um banco de dados adequado e seguro (o Arquivo Zootécnico Nacional de Caprinos Leiteiros e o Controle Leiteiro Oficial) e prover instrumentos necessários para o melhoramento genético dos rebanhos.
A avaliação genética é uma ferramenta utilizada para estimar o valor genético dos animais, expresso por meio da PTA, cujo principal objetivo é a identificação de animais melhoradores. Assim, é possível a orientação aos produtores quanto as decisões de acasalamentos e descartes dos animais em seus rebanhos. Uma maneira de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é através de Teste de Progênie.
O Teste de Progênie de caprinos leiteiros, implantado em 2005, consiste na avaliação de reprodutores por meio do desempenho de suas filhas (produção de leite) e é a maneira mais segura e eficiente de se prever, com precisão, a capacidade de transmissão de sua superioridade ou inferioridade genética. Para tanto, a mensuração da produção de leite das filhas dos reprodutores em teste precisam ser realizadas de maneira segura e confiável por meio de um controle leiteiro oficial.
O Controle Leiteiro Oficial de Caprinos Leiteiros vem sendo realizado desde 2006 através da parceria da Embrapa Caprinos e Ovinos e a Caprileite/ACCOMIG, sob delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Gestão & Seleção

Realize a gestão zootécnica e aumente a eficiência de seleção de seu rebanho.

Ganho Genético & Endogamia

Maximize o ganho genético de seu rebanho, com controle da consanguinidade. Ideal para pequenos rebanhos.

Integração

Promove a integração entre produtores e melhora os níveis de relacionamento e eficiência na cadeia produtiva.

Conectividade

Acesse, registre e gerencie as informações de seu rebanho a partir de qualquer computador ou dispositivo com conexão à Internet.




Objetivos e Benefícios

Auxiliar os criadores sobre as decisões de seleção e acasalamentos a partir da identificação dos animais (reprodutores, matrizes e progênies) geneticamente superiores para características de produção e qualidade do leite por meio de teste de progênie de reprodutores.

Os criadores participantes do Capragene tem a sua disposição, no Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR), uma ferramenta de acasalamentos dirigidos que maximizam o ganho genético para a(s) característica(s) selecionada(s) e minimiza a endogamia do rebanho.

O melhor benefício gerado para os criadores participantes de um programa de melhoramento são as estimativas dos valores genéticos dos animais, expressos na forma de PTA (Capacidade Prevista de Transmissão), que é a medida do valor genético do reprodutor.

Controle Leiteiro

Avaliação quantitativa e qualitativa do leite produzido.

Escrituração Zootécnica

Relatórios sobre a produção e qualidade do leite de cada animal que auxiliarão na seleção interna do rebanho.

Valor Comercial

Valorização comercial dos animais do teste que terão Certificado Oficial de Desempenho e divulgação dos resultados em mídia especializada.

Avaliação Genética

Avaliações genéticas dos animais de seu rebanho e orientação no processo de seleção e melhoramento genético do rebanho.

Seleção

Acesso on-line ao Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) e de suas ferramentas de seleção.

Democratização

Informações sobre os reprodutores testados no Brasil, garantindo, portanto, maior segurança na aquisição de sêmen ou reprodutor e, redução dos riscos sanitários e dos custos de importação de animais.



Teste de Progênie

O teste de progênie é uma estratégia eficiente e segura de seleção de reprodutores com base no desempenho da progênie (filhos), capaz de predizer a capacidade de transmissão de sua superioridade ou inferioridade genética. Para isso, é necessário estabelecer um controle leiteiro confiável das filhas dos reprodutores a serem avaliados.

    Controle Leiteiro Oficial (CLO)
    O CLO é realizado desde 2006 e coordenado pela Caprileite/ACCOMIG por meio de convênio com o MAPA.



Requisitos para participar do Capragene



 

 




Equipe Executora

Olivardo Facó

Ana Maria Bezerra Oliveira Lobo

Raimundo Nonato Braga Lobo

Jeferson Ferreira da Fonseca

Caprileite/ACCOMIG

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento



Rebanhos Participantes

Os rebanhos participantes, selecionadores e comerciais, concentram-se na região Sudeste, no entanto, beneficia todos os caprinocultores do país pela disponibilização das avaliações genéticas dos animais avaliados (Sumário) que podem ser adquiridos e disseminados pelos criadores multiplicadores na forma de animal para reprodução e sêmen.



 

 





FALE CONOSCO

MENSAGEM